sábado, 13 de junho de 2015

História Viva de ST: Seu Baião, há 40 anos cuidando do Pereirão

HISTÓRIA VIVA DE SERRA TALHADA

???????????????????????????????

Ele é um verdadeiro patrimônio vivo na história da cidade de Serra Talhada. Ajudou na fundação do Estádio Nildo Pereira de Menezes, o ”Pereirão”. Há quarenta atrás ele viu o craque das pernas tortas, Garrincha, brilhar em campo. São essas e outras histórias que o Seu Baião, zelador do Estádio o “Pereirão”, contou ao Portal Nayn Neto em uma entrevista alegre e descontraída. Veja você também as histórias desse velho homem.

Antônio Baião da Silva, 78 anos, mais conhecido como “Seu Baião”, continua sendo o zelador do Estádio do Pereirão, mesmo depois de quarenta anos exercendo a mesma função. Um exemplo de amor ao clube e a profissão.

“Seu Baião” nos contou que quando chegou para trabalhar no ”Pereirão”, em 1974, só tinha um grande matagal ao redor do campo; só existia o gramado, as traves e umas estacas para cercar a área do estádio.

PARTIDAS MEMORÁVEIS

Vasculhando em suas boas lembrança, “Seu Baião” nos conta que a partida mais marcante e memorável de todas, das que ele assistiu dentro do ”Pereirão”, foi quando o gênio das pernas tortas, o Garrincha, veio até Serra Talhada, em passagem relâmpago, para jogar uma partida amistosa, na década de 1970.

”Aquele dia eu nunca mais esqueço, ainda me lembro de todos os gols. Um mais bonito do que o outro”. Recorda com um sorriso no rosto.

PERSONALIDADE DO ANO

O velho zelador nos convidou para entrar em sua residência, a qual fica dentro do estádio, e nos mostrou orgulhoso o certificado moldado na parede em que o mesmo recebeu na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, onde ele foi escolhido pela população serratalhadense como a personalidade de Serra Talhada no ano de 2010. Um reconhecimento mais do que merecido para uma figura tão generosa e competente como tal.

DIAS DIFÍCEIS

Um pouco tímido e com um olhar de tristeza, “Seu baião” verbalizou que o período mais triste e difícil para ele, foi em 2010, quando o Serrano Futebol Clube, após disputar vários anos a Série A1 do futebol pernambucano, caiu para a Série A2 e ficou 2011 e 2012 fora de competições. Foi o momento mais turbulento em que o Serrano passou, tanto em relação ao desempenho do time, quanto aos desentendimentos entre a diretoria do clube.

Diante disso, fundou-se no dia 25 de fevereiro de 2011, o Serra Talhada Futebol Clube, time que chegou para ser vencedor e é hoje uma das grandes equipes profissionais do futebol de Pernambuco.

DIAS DE GLÓRIA

Sport derrota o Serrano por 3x1

Quando se falou em dias de glórias, o aspecto facial daquele velho zelador mudou completamente, ele encheu o peito e falou com convicção que das boas lembranças que tem, provavelmente uma das melhores, foi quando o Serrano tornou-se o único time a derrotar o Sport, nas duas partidas. – nos conta lembrando-se do belo futebol apresentado pelo Serrano naquele ano. Ele nos falou do título do campeonato do interior no ano de 2005, sendo o único título de campeão do time desde a sua fundação.

”O Pereirão ficou em festa quando a gente ganhou o campeonato naquele ano”, conta o Seu Baião, com um tom de voz nostálgico.

PAIXÃO PELO FUTEBOL E PELA PROFISSÃO

???????????????????????????????

“Seu Baião” reside há quarenta anos dentro do estádio o “Pereirão”. Pai de nove filhos, e nenhum deles conseguiu tirar o Seu Baião ali de dentro.

”Já chegaram querendo me tirar daqui, mas até agora não conseguiram. Quando recebi as chaves do Pereirão das mãos de Tião Oliveira, ele me disse: Seu baião, o senhor só vai sair daqui quando o senhor morrer. – palavras de Tião Oliveira, ex-prefeito de Serra Talhada. E daqui eu não saio! Aqui eu “nasci e aqui eu quero morrer”… Conta o Seu Baião, emocionado.

Ele revela que torce por todos os times que passaram na ‘’casa’’ e não tem nenhuma rixa com nenhum deles. Ao contrário, ele fala que tem paixão por todos eles.

”Eu admiro e tenho paixão por todos os times que passaram por aqui. Acolho todos da mesma forma”.

AGRADECIMENTOS AO SEU BAIÃO

A redação do Portal Nayn Neto ficou bastante feliz pela oportunidade de entrevistar uma das personalidades mais ilustres, exemplar, ser humano ímpar e de grande coração, que a cidade de Serra Talhada possui. Agradecendo desde já ao mesmo pela simpatia, pela receptividade, pela educação e pelos ensinamentos passados ao nosso site, durante a entrevista, nos restando apenas fazer com que essa matéria repercuta, não só em nossa cidade, mais em todo o mundo, para que o povo conheça a história de “Seu Baião”, um simples zelador, mais que se tornou uma das boas histórias vivas de Serra Talhada.

Redação: Portal Nayn Neto

Por: Luis Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário